23 de junho de 2009

What? Do you like soccer?


Um amigo meu, outro dia, no msn, ficou pasmo comigo.

"Você não assiste a novelas, mas adora futebol?", ele disse antes de me chamar de estranha. Ao meu ver, novela é quase como um livro ou aqueles folhetins do século XIX, só que sem a parte literária - o que, notoriamente, me coloca longe delas.
As novelas, em suas caracterizações, são boas, mas, em dramas, não me convencem. Eu sei que elas são feitas para aquelas mulheres/homens que trabalharam o dia inteiro e querem acesso a coisas fáceis, em que o bem sempre vence e que os bonzinhos ficam juntos no final.
(No caso do meu amigo, houve uma singela identificação com o estilo de vida mostrado na novela das 18h na Globo - cujo nome eu não faço nem idéia, mas que o Google me diz ser Paraíso).
Eu sei dessas coisas, porém... prefiro o meu computador nesse horário (e em quase todos), prefiro conversar com o meu pai, ligar para os meus primos, amigos, sair.

Agora, por que eu gosto de futebol? Ele me fez essa pergunta também. Acho que isso tem mais haver com fato de eu ser uma eterna apaixonada pelo meu pai.


Aqui em casa, meu pai e meu irmão são são paulinos e eu me tornei uma também (quando pequenininha, meu pai me pergunta "que time você torce, Bu?" e eu, 1 ano e meio, respondia "pampaulo"). Eu sempre vi aos dois saírem juntos de terça e sábado para jogarem bola e nunca entendi o por quê de não poder ir junto.

Meu irmão e meu pai sempre tiveram uma ligação que eu não tenho com o meu pai e eu assimilei isso com o futebol. Por isso que, desde de pequenininha, eu sentava no chão da sala e assistia a, pelo menos, metade do primeiro tempo do jogo. Só fui entender algumas coisas de posição quando comecei a jogar basquete - mas isso é irrelevante.

A importância aqui é também que eu sempre gostei mais de ficar no meio dos meus tios e primos do que no meio das mulheres. Homens falam besteiras, fazem piadas sujas, bebem e possuem um senso de humor um pouquinho melhor. Quando estou com minhas tias, os assuntos não mudam muito: fofoquinhas básicas, roupas, esmalte, novela, religião... se eu falo alguma coisa mais "suja", me olham torto.

No meio dos homens não... eu posso tirar com a cara deles, posso dar risada alto, posso falar de futebol, religião e bebidas. Posso fazer muitas coisas que as mulheres não acham legal.

Então eu gosto de futebol apesar de não entender muito. Durante a Copa eu vou ao delírio, jogos do São Paulo me levam à emoção - esqueceremos um pouco as últimas partidas e eu ainda não superei a saído do Muricy.


O que eu posso fazer se o mundo masculino me atrai e muito desenvolve meus comentários sujos e irônicos? Por isso eu gosto de futebol e não vejo novelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, deixe seu comentário :D