27 de agosto de 2009

O Belo de Platão

Perguntou-me, sem muito jeito, agora que estava na faculdade e fazendo o curso que eu queria, o que viria a ser, então, o Belo. Aquele mesmo Belo que Platão tanto narrou pelas palavras de Sócrates e em que o mesmo declarava que o Belo manisfestava-se nas coisas do mundo.

Eu quis rir. Respondi eu não faço filosofia para encontrar as respostas, mas para compreender as perguntas. E aí veio a pergunta: e como o Belo se manifesta para você? Fiquei quieta, imaginando, num afã de improbabilidade, todas as coisas que me são belas... mas a pergunta tinha outro cunho.

Como é o homem que te atrai?, ele me perguntou. Moreno, alto, bonito e sensual. A solução dos meus problemas, parafraseei, recebendo uma gostosa risada junto da minha. Isso é meio controverso, não acha? Ele não era alto, bonito ou sensual.

Eu nunca tinha parado para pensar o que fazia dele um alguém tão bonito para mim. Mas a resposta apenas surgiu em minha cabeça e, simultaneamente, em minha boca.

Quando o vi pela 1ª vez, não o achei bonito. Achei-o atraente, com traços físicos diferentes daqueles que estou acostumada a ver por aí. Havia um quê diferente em seu charme próprio que fazia de suas afeições chamativas.
Eu não sei dizer o que é o Belo, como Ele se manifesta em tudo, mas, quando o olhei, soube que o Belo se manisfestava para mim da única maneira que poderia me convir.
ELE.
Aos poucos fui conhecendo mais da personalidade dele, de seu caráter, seu jeito de ser, pensar... E isso - e só isso! - eu achei LINDO; sentindo o Belo se revelando por inteiro a mim, pois, assim, descobri que ele era a pessoa mais linda que eu já conheci por possuir a condiscência entre seu ser, alma e beleza.
Sua beleza condiz com sua pessoa.
Seu charme, seu encanto... tudo nele passou a fazer sentido e ser harmônico quando sua beleza real manisfestou-se de forma completa para mim.
E assim nenhum outro homem passou a ser de meu interesse.
E assim, descobri, de fato, que a beleza de uma pessoa vem de dentro... e a de fora tem de ser complemento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, deixe seu comentário :D