15 de dezembro de 2009

inutilidade/insônia/alergia

Era para eu estar dormindo uma vez que tenho de levantar às 7 da manhã - o seja, daqui 1:20h. Mas o fato é que eu tenho, às vezes, esse pequeno problema de insônia. Ao dormir um pouco mais cedo do que estou acostumada, perco o sono no meio da noite e fico a andar pela casa sem rumo, vendo programas de tv que normalmente nem notaria que existem, folheando algum livro que comprei. Mas hoje, em especial, acordei sentindo uma das amídalas inflamadas e um calor meio descomunal, no entando, graças ao ventilador de teto quebrado, não posso abrir as janelas de meu quarto por causa de uma coisinha minúscula que incomoda minha existência: pernilongo.
Só que hoje eu acordei e escrevi o post anterior. Fato: eu perdi a minha inspiração e dom para escrita; as coisas não estão fluindo como antigamente. Minha criatividade está limitada a posts do blog e só. Nada além, nada. Então eu acordei, escrevi o post, voltei para cama num afã inepto de tentar dormir, mas decidi por revirar meu guarda-roupa (não ele todo, óbvio! Ainda possuo um pouco de compaixão para comigo mesma - e orgulho). Encontrei textos que escrevi ao longo do 2º e 3º ano do ensino médio, textos que desviaram minha atenção das aulas de matemática, química e até física (não, isso não pesa nenhum pouco na minha consciência), e também das aulas de literatura e gramática (isso sim pesa :x). No entanto, diferente do que acontecia nas primeiras matérias citadas, essas últimas não me causavam devaneio, mas, sim, inspiração.

Lembro-me até hoje de como eu cai de amores por Dom Casmurro. Foi exatamente naquela passagem em que Bentinho está em seu escritório e Ezequiel entra e, em seguida, Capitu e narra-se que os dois olharam para o retrato de Escobar - e eis o impasse: Bentinho e Capitu olharam simultaneamente para o retrato ou Bentinho olhou primeiro e Capitu seguiu seu olhar?! Eu apaixonei-me aí. Ainda naquela mesma terça-feira, lembro-me, tratei de adquirir o meu Dom Casmurro e o li em 3 dias. Lindo, perfeito e obsessivo.

Quase a mim ( :D )

A questão, porém, que eu quero mostrar aqui é que encontrei textos antigos, da época em que eu ainda escrevia Entre Pierrot e Colombina, uma trama de paixão, ciúme e traição dentro do mundo potteriano. Era um bom plot, algo que eu consegui desenvolver até o capítulo 7º. Lembro que eu adorava contar a Sam (que hoje, verdade, estou em falta completa com ela - sorry :x) sobre como eu queria desenvolver as personagens, como eu queria trabalhar o ciúme de Sirius para com Remus e Francine (personagem criada por mim para compôr o pseudo triângulo amoroso), a obsessão dele para com a garota... Lembro de tudo isso e chega até dar saudade.
Até encontrei no meio dos meus arquivos o primeiro cápítulo que escrevi: Obsessão. Eu coloquei o texto no FictionPress para compartilhar com vocês, porque, modéstia à parte, é particularmente bom.

E, Sam!, eu até encontrei os primeiros rabiscos de Circo de Cetim!!! Essa fic foi, creio, a minha tentativa de completar Dominique Weasley (nova geração de HP). E eu também sinto saudades de quando elaborava psicológicos e caráteres para ela nos e-mails para a Sam. Eu criei uma Dominique diferente daquela que todo mundo começou a moldar; uma Dominique que ou você ama ou você odeia. Uma Dominique dócil. E linda - e de cabelos cor de ferrugem, nem louros e nem ruivos, e de olhos cor de ciano, nem verdes e nem azuis. Linda.

Achei também um projeto que ficou, acho, uns 2 meses na minha cabeça: chama-se Castelos de Areia. Sirius Black desmoronando seus castelos de areia. Encontrei trechos que usei em A Menina que Queria Voar, xerox de parnasianismo, modernismo no Brasil, rascunho da fábula feita para a gincana (que não deu certo, diga-se de passagem ¬¬ ), muitas folhas de almaço e sulfite em branco, a primeira versão de A Menina que Queria Voar, trechos copiados das poesias de Álvares de Azevedo (aliás, está na minha lista de presentes de fim de ano Lira dos Vinte Anos, galëre =D ), minhas folhinhas de literatura... Sinceramente, com tanta coisa assim, me pergunto como é que fui parar na filosofia. Não sei se reclamo ou não, mas Letras teria sido sim uma boa opção também.

Bem, daqui a pouco eu tenho de me levantar - oficialmente. Ainda tenho muita coisa para olhar e lembrar aqui e sentir saudades da época em que a minha preocupação era somente chegar em tempo de pegar o meu lugar na sala de aula e, depois, na cara de pau mesmo, entrar em puro estado de devaneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, deixe seu comentário :D