23 de agosto de 2010

Tem essa menina que eu conheci. Não direi o nome dela em respeito, mas sua história me comoveu. Ela me segredou meio em desespero que estava tudo desabando: seus sonhos, sua família, sua vontades, seu namoro. Ela me disse que desde pequenininha sonhava em ser arquiteta, estudou absurdamente para tal e conseguiu. Arquitetura. Mas de sexta chamada. Entrar num ambiente depois de todo mundo foi estranho, como se algo lá trás tivesse ficado imperfeito, mas continuou indo às aulas e percebendo que nada do seu sonho seria fácil. Em meses emagreceu e ganhou olheiras, e nada do que produzia parecia ser o que se esperava.
Queria sair, desistir, partir para outra, mas não sabia o quê.
Ela chorou quando disse que era a filha perfeita, mas que, de uma hora para outra, não era mais. Tinha vontade de não ser mais filha de seus pais e fugir de casa, mas sabia bem o quão aquilo era loucura. Ela queria ter feito intercãmbio de high school, mas a super-protetora projenitora não deixou, alegando que ela era jovem e não ia conseguir. Queria ter feito antes da faculdade, mas parecia que o mundo tinha de seguir uma regra natural: colegial, faculdade, diploma, trabalho. O pai acreditava que ela fracassaria em tudo o que viesse a realizar em sua vida e, pouco a pouco, ela mesmo começou a concordar: fracassar sempre.
"Disse a eles que seria melhor aceitar de uma vez que a filha deles era uma fracassada".
Essas palavras me marcaram. Por que alguém perderia totalmente a força de vontade de lutar por algo para si mesmo?! "Porque o trabalho empenhado durante todo o tempo desgasta".
O namoro desabou no meio tempo, quando ela, sem rumo, contou todos os medos ao rapaz - e ele não aguentou. Quando ela mais precisou de um suporte não-familiar, esse suporte desapareceu.
"Eu não tenho mais vontade de nada", ela me disse, "não tenho mais vontade de querer algo para mim. Os anos estão passando e estou sem perspectiva nenhuma de futuro..."
Perspectiva de futuro. Como é que alguém pode perder os seus sonhos?!
Eu não sei.
Não sei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, deixe seu comentário :D